sábado, 16 de abril de 2011

A Hora da verdade

Em uma época em que qualquer pessoa pode dar sua opinião relevante ou não na internet, fazer e receber críticas pessoalmente passou a ser inacreditavelmente difícil. A falta de intimidade com a confrontação de idéias tem uma razão de ser. Na correria do dia a dia, você vive tão centrada em si mesma que leva um choque quando toma conhecimento da opinião dos outros. “A percepção de quem está de fora rompe com o seu mundo perfeito”. Ela mexe com o ego porque sempre aponta alguma coisa que esta faltando, que não é ideal, e ai dependendo de como anda sua auto-estima, você pode ter qualquer tipo de reação. Vamos chamar esse processo de filtros de relevância:


FILTRO 1: Se a critica é feita por alguém que você admira o impacto é maior, a tendência é que você pense “ como tal pessoa pôde me atacar desse jeito?

FILTRO 2: Se vem de um amigo distante ou colega de trabalho, causa um menor efeito, porque o vinculo afetivo é menor nessa situação.

FILTRO 3: Já se o critico é um desafeto o melhor é ignorar, pois provavelmente você vai chegar a conclusão de que foi inveja...resumindo o problema é do outro.

ACEITAR CRITICA:


1. Não fique na defensiva: Ouça o que os outros têm a dizer sem tentar convencê-lo de que você é perfeita.

2. Receba como um elogio: Não se sinta diminuído, use cada comentário para melhorar e chegar mais longe.


FAZER CRITICA:


1. Seja construtiva: Certifique-se se sua opinião vai ajudar ou se é apenas uma implicância sua.

2. Escolha a hora certa e o lugar apropriado, não faça uma critica pública e sim em particular, afinal ninguém gosta que seus defeitos sejam expostos na frente dos outros.
Critique atitudes, não o caráter, afinal comportamentos podem mudar não receba com agressão todo comentário que não seja um elogio, a critica muitas vezes podem ser construtivas e nos ajuda a crescer



“ Diga-me em que não sou boa e mostrarei que posso ser excelente”..







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei você ai, obrigada por suas palavras e bla bla bla