segunda-feira, 27 de julho de 2009

Saiba como vencer a timidez

Boca seca, tremedeira e taquicardia (coração batendo feito louco). São alguns dos sintomas da imensa ansiedade que toma conta do tímido sempre que ele se depara com uma situação desconfortável. Ter que encarar o chefe, ir àquela festinha em que não conhece quase ninguém, se apresentar bem diante de um grupo ou mesmo chegar junto daquela pessoa tão interessante. Adrenalina a mil, e você não sabe o que fazer, e parece que tudo o que faz ou diz é inadequado.
Com tudo, não há com o que se preocupar, pois todos os problemas gerados pela timidez têm solução. Para resolvê-los, é preciso utilizar técnicas e assumir uma mudança de atitude mental visando se livrar por uma vez desse mal. Dessa forma selecionamos diversas dicas capazes de auxiliar, qualquer um, a trilhar o caminho oposto ao da timidez.
Vá para frente do espelho? Escolha seus melhores ângulos e o seu melhor sorriso, para interagir com as pessoas.
Policie o seu desenho facial? De nada adianta treinar tanto e ao sair na rua estar com a cara fechada, as pessoas irão perceber e tenderão a se afastar.
Enfrente situações temidas - Tente, lenta e gradualmente, expor-se às situações que gerem ansiedade, analisando depois friamente seu desempenho e congratulando-se pelo sucesso.
Olho no olho - Converse com o maior número de pessoas possível, do pipoqueiro ao desconhecido no ônibus. Assim, você pode experimentar várias situações e trabalhar a rejeição.
Aprenda a fazer e a receber elogios - Comece uma conversa com elogios simples. Poucos resistem. E aprenda a recebê-los, evitando justificativas.
Procure fazer comentários abertos? É importante preparar algumas perguntas que não possam ser respondidas com um simples SIM ou NÃO, isso estimula um diálogo mais interessante, e ajuda a conhecer melhor as pessoas.
Pare de esperar o pior - Pensamentos negativos atraem conseqüências negativas e já deixam o tímido derrotado em todas as situações.
Seja menos perfeccionista - Não se leve muito a sério. Nem espere demais de você mesmo. O risco de cair do cavalo é maior. E sendo mais autêntico, não precisará fazer força para ser o que não é.
Aprenda a ser rejeitado - Não dá para agradar a todos. Nem Jesus Cristo conseguiu. Sendo assim, trabalhe o medo exagerado de rejeição.
Encontre seu próprio estilo - Nada de tentar basear-se num modelo para melhorar seu jeito de ser. Isso não funciona. Explore suas próprias qualidades e certamente atrairá atenção.
Coloque atenção no mundo externo - Desligue-se. O mundo não está preocupado em ver o que você faz. Sendo assim, preste atenção ao que o rodeia e busque desenvolver sua capacidade de interação com o meio.
Desconstrua as pessoas que o inibem - Se alguém gera muita insegurança em você, tente desconstruí-la, desidealizá-la, encarando seus erros com o mesmo rigor com que geralmente ela vê os seus.
Algumas pessoas por mais que tentem acabam desistindo de lutar contra a timidez, a elas serve o consolo de saber que existe gente capaz de admirar esse comportamento e até achar excitante um certo mistério sobre a personalidade de quem querem conquistar. Mas para muitos ainda existe algo a ser feito, e nesse caso indicamos o uso de Torpedos ou e-mails que nada mais são do que textos breves capazes de estimular o contato e mesmo que nem todas as pessoas responderão ao seu chamado vale a pena tentar.

5 comentários:

  1. Graças a Deus, eu não sou nem um pouco tímida!!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sou desses que já desistiu de vencer a timidez, mas que aprendeu a domesticá-la; já não impede a subida ao palco, uma investida mais ousada, uma tentativa em algo novo.

    Mas dizer que não existe, ah... isso está longe da verdade: principalmente quando pensam que, por inventar um personagem, você deve representá-lo o tempo todo.

    Bela reflexão!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Boas dicasss graças a deus nao tenho mais problemas com isso quando quero heheh mas ainda tenho meus momentos de timidez, dou a dica de fazer teatro clown isso auxilia d mais na perca de toda a timidez enrustida

    rodox
    http://www.proibidoler.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o blog ;)
    Tô suguindo ;)
    Quando puder da uma passadinha lá no meu.
    bjoo ;*

    ResponderExcluir
  5. Conselho interessante...

    Mas eu sou timido, mas acabou conseguindo arranjar um pouco de carisma.

    Fiquem com Deus, menina gêmas L & L.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Ei você ai, obrigada por suas palavras e bla bla bla